quinta-feira, 9 de abril de 2015

Componentes do Workflow

Os componentes fundamentais de um processo ou fluxo de trabalho são as atividades. Atividades, por sua vez, pressupõem que existam responsáveis que as executam, os documentos produzidos e consumidos durante a execução das atividades, rotas que definem os destinos de cada fluxo de informação e regras que devem ser respeitadas durante a execução das atividades.
Atividades

Uma atividade de um fluxo de trabalho corresponde a uma etapa a ser executada dentro de um processo. É necessário que os SGW (Sistemas de Gestão com Workflow) ofereçam recursos para a definição dos dados das atividades como, por exemplo, o nome da atividade, objetivos, instruções a serem seguidas durante a sua execução e os dados ou documentos necessários para a sua realização
Responsáveis

Cada atividade deve ter pelo menos um responsável pela sua realização. Esse responsável deve estar registado como utilizador do SGW. A associação do responsável às atividades sob sua responsabilidade pode ser realizada no momento da definição do fluxo de trabalho ou automaticamente pelo SGW, caso ele conheça os perfis dos executores.
Os responsáveis podem ser indivíduos – utilizador do SGW – específicos ou, idealmente, em função da típica rotatividade de pessoal nas organizações, devem ser referenciados pelas suas funções. Um papel, representado por um responsável (classe de indivíduos), caracteriza um conjunto de atributos (perfil) e um conjunto de responsabilidades que os indivíduos que os desempenham devem possuir. Indivíduos devem ser associados a papéis e estes, então, devem ser associados às atividades. Um mesmo indivíduo pode representar vários papéis; um mesmo papel pode ser representado por vários indivíduos. SGW podem permitir, ainda, que sejam definidos grupos de indivíduos responsáveis pela execução de atividades em processos.
Dentro de um grupo, cada indivíduo pode ainda ter um papel definido. Atividades podem ainda ser executadas por agentes de software (ou agentes computacionais), aplicações ou dispositivos quaisquer.
Regras
A definição de um fluxo de trabalho compreende, também, a explicitação do encadeamento das atividades do processo. Esse encadeamento ocorre, de um modo geral, segundo um gráfico orientado, onde as atividades podem ser executadas em paralelo, segundo uma ordenação parcial, e/ou sequencialmente.

 Documentos e Formulários

Um item importante na definição de um fluxo de trabalho é a especificação de quais as informações que irão fluir durante a execução dos processos. Os documentos e demais artefactos manipulados ao longo da execução dos processos poderão ser armazenados em pacotes de trabalho. Os documentos podem ser consultados, alterados, armazenados ou retirados dos pacotes de trabalho pelos executores das diversas atividades, conforme regras e permissões definidos previamente. Os formulários também podem ser rastreados ao longo da execução de um fluxo de trabalho, onde cada executor é responsável pelo preenchimento/atualização de um conjunto de informações.


A execução de qualquer atividade num ambiente organizado pressupõe a aceitação e obediência a regras pré-estabelecidas. A execução de atividades dever ser feita de forma coordenada, envolvendo mais do que um responsável, as regras desempenham uma função vital para a consecução do objetivo final de um processo.

Sem comentários:

Enviar um comentário